Conversa na catedral /
Llosa, Mario V.
Conversa na catedral / - 2 ed. - Rio de Janeiro.: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1978. - 613 p.
Título original: Conversación em la Catedral. Tradução de Olga Savary..
Numa taberna de Lima - a Catedral - dois personagens ficam juntos durante quatro horas. Santiago rememora e tenta fazer Ambrósio falar sobre um passado que o obceca, na esperança de elucidar alguns enigmas. E não consegue saber nada além do que já sabia. Mas é dessa conversa que dez anos vão se esclarecer aos seus olhos. Em Conversa na Catedral, composto de quatro livros estilisticamente distintos, misturam-se épocas sem cronologia, e passado e presente confundem-se em meio ao papel sócio-político da América Latina. São figuras importantes dos círculos dirigentes do Peru, policiais, empregados domésticos, prostitutas e capangas, inextricavelmente entrelaçados e todos juntos ao lado de jornalistas, estudantes e operários. Mecanismos mentais e morais dos que governam e usam o poder são ladeados pelos comportamentos dos que os invejam. A profusão de personagens e intrigas, a multiplicidade das seqüências narrativas e diálogos que põem em jogo atores de todas as condições sociais, a força brutal do estilo, a riqueza do vocabulário e a vivacidade da linguagem coloquial fazem de Conversa na Catedral o res4ltado de uma técnica literária que obteve excelente efeito em seu propósito.
LITERATURA OUTRAS
Conversa na catedral / - 2 ed. - Rio de Janeiro.: Livraria Francisco Alves Editora S.A., 1978. - 613 p.
Título original: Conversación em la Catedral. Tradução de Olga Savary..
Numa taberna de Lima - a Catedral - dois personagens ficam juntos durante quatro horas. Santiago rememora e tenta fazer Ambrósio falar sobre um passado que o obceca, na esperança de elucidar alguns enigmas. E não consegue saber nada além do que já sabia. Mas é dessa conversa que dez anos vão se esclarecer aos seus olhos. Em Conversa na Catedral, composto de quatro livros estilisticamente distintos, misturam-se épocas sem cronologia, e passado e presente confundem-se em meio ao papel sócio-político da América Latina. São figuras importantes dos círculos dirigentes do Peru, policiais, empregados domésticos, prostitutas e capangas, inextricavelmente entrelaçados e todos juntos ao lado de jornalistas, estudantes e operários. Mecanismos mentais e morais dos que governam e usam o poder são ladeados pelos comportamentos dos que os invejam. A profusão de personagens e intrigas, a multiplicidade das seqüências narrativas e diálogos que põem em jogo atores de todas as condições sociais, a força brutal do estilo, a riqueza do vocabulário e a vivacidade da linguagem coloquial fazem de Conversa na Catedral o res4ltado de uma técnica literária que obteve excelente efeito em seu propósito.
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