O Amazonas: breve resposta à memória do tenente da Armada Americana-Inglesa F. Maury sobre as vantagens da livre navegação Amazonas /

Por: Tipo de material: TextoTextoIdioma: Português Detalhes da publicação: Brasília, DF: Fundação Alexandre Gusmão., 2013. Edição: 1. edDescrição: 89 pAssunto(s): Resumo: O livro "O Amazonas: breve resposta à Memória do tenente da armada americana-inglesa F. Maury sobre as vantagens da livre navegação do Amazonas" foi publicado originalmente em 1854. Seu autor, o coronel João Baptista de Castro Moraes Antas, mostrou-se à altura do desafio a que se propôs: seus conhecimentos sobre a região e sua população deram-lhe sobejos argumentos para refutar, uma a uma, as proposições do tenente Matthew F. Maury, que, no ano anterior, publicara o livro "Exploration of the Valley of the Amazon", em que discorria sobre as maravilhas do vale do Amazonas e propugnava pela abertura de tal rio à navegação internacional. Sacramento Blake, em seu "Diccionario Bibliographico Brazileiro", menciona que, na época, especulou-se sobre a verdadeira autoria do livro, que teria sido escrito por "um alto funcionário do Império". Mas, o mesmo verbete não só confirma Moraes Antas como autor da obra, como cita Innocêncio da Silva, autor do "Diccionario Bibliographico Portuguez", para corroborar a informação. O Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), em cumprimento de um de seus propósitos institucionais, oferece aos estudiosos esta reedição, obra de domínio público hoje esgotada e sem o suficiente apelo editorial que permita vislumbrar uma edição comercial nos próximos anos. O texto recebeu atualização ortográfica, mas buscou-se guardar a semelhança possível com o original, seja na diagramação, seja nas fontes utilizadas para impressão.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
Classificação por estrelas
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

O livro "O Amazonas: breve resposta à Memória do tenente da armada americana-inglesa F. Maury sobre as vantagens da livre navegação do Amazonas" foi publicado originalmente em 1854. Seu autor, o coronel João Baptista de Castro Moraes Antas, mostrou-se à altura do desafio a que se propôs: seus conhecimentos sobre a região e sua população deram-lhe sobejos argumentos para refutar, uma a uma, as proposições do tenente Matthew F. Maury, que, no ano anterior, publicara o livro "Exploration of the Valley of the Amazon", em que discorria sobre as maravilhas do vale do Amazonas e propugnava pela abertura de tal rio à navegação internacional. Sacramento Blake, em seu "Diccionario Bibliographico Brazileiro", menciona que, na época, especulou-se sobre a verdadeira autoria do livro, que teria sido escrito por "um alto funcionário do Império". Mas, o mesmo verbete não só confirma Moraes Antas como autor da obra, como cita Innocêncio da Silva, autor do "Diccionario Bibliographico Portuguez", para corroborar a informação. O Centro de História e Documentação Diplomática da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), em cumprimento de um de seus propósitos institucionais, oferece aos estudiosos esta reedição, obra de domínio público hoje esgotada e sem o suficiente apelo editorial que permita vislumbrar uma edição comercial nos próximos anos. O texto recebeu atualização ortográfica, mas buscou-se guardar a semelhança possível com o original, seja na diagramação, seja nas fontes utilizadas para impressão.