O Conselho de segurança, as missões de paz e o Brasil no mecanismo de segurança coletiva das Nações Unidas /

Por: Tipo de material: TextoTextoIdioma: Português Detalhes da publicação: Brasília, DF: Fundação Alexandre Gusmão, 2015. Edição: 2. edDescrição: 326 pAssunto(s): Resumo: O CONSELHO DE SEGURANÇA, AS MISSÕES DE PAZ... O livro trata do papel das operações de manutenção da paz das Nações Unidas (em suas diferentes modalidades e formatos)como meio da atuação da Organização no cenário internacional e como instrumento utilizado com frequência pelo Conselho de Segurança. Discute também o papel que o Brasil desempenha nos esforços multilaterais de encaminhamento e solução pacífica de conflitos armados. Analisa as operações de manutenção da paz como evolução inovadora do mecanismo de segurança coletiva estabelecido originalmente pela Carta de São Francisco, em 1945, e interpreta os interesses políticos que moldaram o desenvolvimento de tais missões e determinaram a participação de Estados como contribuintes de tropas. É investigada a decisão do Brasil de apoiar as operações de manutenção da paz e delas participar em suas diversas fases. Recebe particular atenção a dinâmica política recente do Conselho de Segurança, a qual determina a estrutura e o mandato das missões, bem como a atuação brasileira naquele foro. Esta segunda edição vem acrescida de prefácio do Embaixador Ronaldo Mota Sardenberg e de posfácio do autor.
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
Classificação por estrelas
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)

O CONSELHO DE SEGURANÇA, AS MISSÕES DE PAZ...
O livro trata do papel das operações de manutenção da paz das Nações Unidas (em suas diferentes modalidades e formatos)como meio da atuação da Organização no cenário internacional e como instrumento utilizado com frequência pelo Conselho de Segurança. Discute também o papel que o Brasil desempenha nos esforços multilaterais de encaminhamento e solução pacífica de conflitos armados. Analisa as operações de manutenção da paz como evolução inovadora do mecanismo de segurança coletiva estabelecido originalmente pela Carta de São Francisco, em 1945, e interpreta os interesses políticos que moldaram o desenvolvimento de tais missões e determinaram a participação de Estados como contribuintes de tropas. É investigada a decisão do Brasil de apoiar as operações de manutenção da paz e delas participar em suas diversas fases. Recebe particular atenção a dinâmica política recente do Conselho de Segurança, a qual determina a estrutura e o mandato das missões, bem como a atuação brasileira naquele foro. Esta segunda edição vem acrescida de prefácio do Embaixador Ronaldo Mota Sardenberg e de posfácio do autor.

BINAGRI

Telefone: (61)3218-2613/2096/2097 - binagri@agricultura.gov.br

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Esplanada dos Ministérios, Bloco D, Abexo B, Brasília/DF, CEP: 70.043-900