O Senado Federal e o sistema multilateral de comércio (1946-1967)/

Por: Tipo de material: TextoTextoIdioma: Português Detalhes da publicação: Brasília, DF: Fundação Alexandre Gusmão, 2016. Descrição: 383 pAssunto(s): Resumo: O trabalho de Felipe Hees lança um olhar inédito sobre o interesse despertado no Senado por um dos eventos mais marcantes na reorganização da economia mundial no pós-Guerra. A criação do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT)marcou a retomada do processo de globalização que fora interrompido no período que abrange as duas grandes Guerras Mundiais, e coincidiu com um período de acentuadas transformações no panorama político e econômico brasileiro. Nem sempre os eventos têm, para os contemporâneos, a importância que lhes é atribuída pela posteridade. Como assinala Paulo Estivallet, "é encorajador verificar, no entanto, que o Senado demonstrou capacidade e interesse para analisar de forma abrangente as questões derivadas da participação no GATT". Observa ainda que "ninguém é mais qualificado do que Felipe Hees para nos guiar nessa exploração". Com sua experiência como diplomata, negociador na OMC, Diretor do Departamento de Defesa Comercial e historiador, Hees sabe o que procurar. O resultado é fascinante: o leitor é levado a espiar, no plenário do Congresso, debates que lançam luz sobre a relação do Executivo com o Congresso e as ideias do Senado sobre desenvolvimento econômico e a inserção internacional do país. (Texto extraído da Apresentação da obra)
Tags desta biblioteca: Sem tags desta biblioteca para este título. Faça o login para adicionar tags.
Classificação por estrelas
    Avaliação média: 0.0 (0 votos)
Exemplares
Tipo de material Biblioteca atual Coleção Número de chamada Número do exemplar Situação Devolução em Código de barras
Livros Livros Biblioteca Nacional de Agricultura - Binagri Acervo Cultural B53 BS003721 (Percorrer estante(Abre abaixo)) 01 Disponível B53 BS003721

Coleção Política Externa Brasileira.

O trabalho de Felipe Hees lança um olhar inédito sobre o interesse despertado no Senado por um dos eventos mais marcantes na reorganização da economia mundial no pós-Guerra. A criação do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT)marcou a retomada do processo de globalização que fora interrompido no período que abrange as duas grandes Guerras Mundiais, e coincidiu com um período de acentuadas transformações no panorama político e econômico brasileiro. Nem sempre os eventos têm, para os contemporâneos, a importância que lhes é atribuída pela posteridade. Como assinala Paulo Estivallet, "é encorajador verificar, no entanto, que o Senado demonstrou capacidade e interesse para analisar de forma abrangente as questões derivadas da participação no GATT". Observa ainda que "ninguém é mais qualificado do que Felipe Hees para nos guiar nessa exploração". Com sua experiência como diplomata, negociador na OMC, Diretor do Departamento de Defesa Comercial e historiador, Hees sabe o que procurar. O resultado é fascinante: o leitor é levado a espiar, no plenário do Congresso, debates que lançam luz sobre a relação do Executivo com o Congresso e as ideias do Senado sobre desenvolvimento econômico e a inserção internacional do país. (Texto extraído da Apresentação da obra)