Higuchi, M.I.G. Farias, M.S.M.D.

Pequenos Guias do Bosque da Ciência / - 19. ed. - Manaus, AM: 2002. - 127 p.

Neste trabalho são apresentados os movimentos que deram origem a uma experiência de educação ambiental integrando crianças e adolescentes a partir de 10 anos de idade, moradoras de comunidades vizinhas do Bosque da Ciência, parque zoobotânico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA)na cidade de Manaus, Amazonas. Discute´se as estratégias adotadas para essa integração e o processo de formação do programa educativo a partir de uma demanda social específica ao Instituto de Pesquisas, mantenedor do Bosque da Ciência. Procura-se fazer uma avaliação do programa de educação ambiental, centrado em princípios de formação integral e integradora do educando, considerando as problemáticas ambientais e sociais como dimensões de um mesmo mundo. Mostra-se ainda que a iniciativa de intervenção educativa caracterezada pela dialogicidade, reciprocidade e cooperação pode resultar positivamente na busca de soluções para problemas socioambientais.


Educação - Meio Ambiente