Rosa, Mario

A Siíndrome de Aquiles: Como lidar com as crises de imagem / - São Paulo, SP: Editora Gente, 2001. - 249 p.

Na mitologia grega, Aquiles personifica uma das mais impressionantes inversões de imagem pública que o mundo já conheceu. Durante quase toda a vida, encarnou a imagem da vitória e da força, mas bastou uma única falha para que se transformasse no sinônimo eterno da derrota e da fragilidade. Aquiles foi banhado pela mãe no rio Estige. Esse banho teria o poder de torná-lo um ser invulnerável. Sua mãe, entretanto, se esqueceu de um detalhe: segurou-o pelo calcanhar e esse passou a ser o seu único ponto fraco. Durant toda a sua vida, Aquiles construiu urna trajetória de vitórias. Até que um dia, quando já era general, alvejado no calcanhar. Morreu imediatamente Com urna intensidade cada vez maior, a trajetória de Aquiles se repete no cotidiano de empresas, lideres de diversos setores, políticos, executivos e tantos outros profissionais. Quantos vitoriosos, verdadeiros Aquiles modernos, de uma hora para outra, passam a representar a imagem de urna derrota retumbante? Quase que diariamente, temos a oportunidade de acompanhar pelos jornais, TV, rádio ou internet casos de pessoas ou organizações de sucesso que têm sua reputação arranhada e, em algumas situações, destruída por urna crise de imagem. Às vezes, não é preciso nem errar para ver seu nome virar pó publicamente. Neste livro, você terá a oportunidade de entender o que são as crises de imagem, por que acontecem, quais são seus alvos preferenciais e, sobretudo, como agir para que elas não aconteçam ou, ao menos, seus efeitos possam ser minorados. Tudo isso ilustrado com exemplos concretos, acontecidos no Brasil, envolvendo empresas bilionárias, políticos de primeira linha, corporações financeiras e personalidades do mundo econômico e empresarial.


PSICOLOGIA