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040 _aBR-BrBNA
_bpor
_cBiblioteca Nacional de Agricultura
041 _apor
072 _aS86
090 _aS86 BS0003499
100 1 _aPinto, L.S.
245 1 _aAssim se voava antigamente /
260 3 _aPorto Alegra, RS:
_bMagister,
_c1990.
300 _a164 p.
520 3 _aO ATLÂNTICO era um hidro-avião tipo bote-voador, de asa pára-sol com uma envergadura de 22,50 metros. Estava equipado com 2 motores Rolls Royce Eagle de 360 CV de potência cada um, localizados em tandem sobre a asa e refrigerados a água. Com um peso máximo de 5.500 kg, o Dornier Wal podia transportar 8 passageiros e 2 pilotos, a uma velocidade de cruzeiro de 140 km/h. Com este avião a VARIG efetuou o primeiro vôo comercial no Brasil, em 1927, transportando correio e passageiros, entre Porto Alegre e a cidade de Rio Grande. O piloto do" Atlântico "na viagem inaugural para Rio Grande em 1927, foi o Comandante Rudolf Cramer von Clausbruch, na época funcionário da Condor Syndikat, da Alemanha. Seu Mecânico de Bordo era Franz Nueile que, sendo também piloto, permaneceu na VARIG nessa função, tornando-se seu primeiro Comandante efetivo.
650 _aLITERATURA BRASILEIRA
650 _aCRONICAS
909 _a56
_bSergio Santos
_c56
_dSergio Santos
942 _cBK
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