000 | 01465nam a2200241 a 4500 | ||
---|---|---|---|
001 | BS0003499 | ||
003 | BR-BrBNA | ||
005 | 20230418162515.0 | ||
008 | 230308b |||||||| |||| 00| 0 por d | ||
040 |
_aBR-BrBNA _bpor _cBiblioteca Nacional de Agricultura |
||
041 | _apor | ||
072 | _aS86 | ||
090 | _aS86 BS0003499 | ||
100 | 1 | _aPinto, L.S. | |
245 | 1 | _aAssim se voava antigamente / | |
260 | 3 |
_aPorto Alegra, RS: _bMagister, _c1990. |
|
300 | _a164 p. | ||
520 | 3 | _aO ATLÂNTICO era um hidro-avião tipo bote-voador, de asa pára-sol com uma envergadura de 22,50 metros. Estava equipado com 2 motores Rolls Royce Eagle de 360 CV de potência cada um, localizados em tandem sobre a asa e refrigerados a água. Com um peso máximo de 5.500 kg, o Dornier Wal podia transportar 8 passageiros e 2 pilotos, a uma velocidade de cruzeiro de 140 km/h. Com este avião a VARIG efetuou o primeiro vôo comercial no Brasil, em 1927, transportando correio e passageiros, entre Porto Alegre e a cidade de Rio Grande. O piloto do" Atlântico "na viagem inaugural para Rio Grande em 1927, foi o Comandante Rudolf Cramer von Clausbruch, na época funcionário da Condor Syndikat, da Alemanha. Seu Mecânico de Bordo era Franz Nueile que, sendo também piloto, permaneceu na VARIG nessa função, tornando-se seu primeiro Comandante efetivo. | |
650 | _aLITERATURA BRASILEIRA | ||
650 | _aCRONICAS | ||
909 |
_a56 _bSergio Santos _c56 _dSergio Santos |
||
942 | _cBK | ||
999 |
_c16634 _d16634 |